O que é responsabilidade?
É a capacidade de responder pelos próprios atos. É importante ensinar que todos colhem consequências de suas escolhas e ações.
Isso acontece em todas as idades. Existem alguns princípios que devem ser considerados sempre:
1.Lembre-se: seu filho imitará seus comportamentos! Então se você praticar coisas negativas, é possível que ele haja assim também. Procure sempre buscar formas de construir, é melhor para você e para eles.
2. Ensine-os a cuidar do que é deles! Brinquedos, materiais escolares, ensine-os que tudo teve um preço e deve ser cuidado. Claro, não coloque preços, mas coloque valores! Faça com que eles compreendam e valorizem os esforços feitos e ensine-os a fazer esforços.
Sempre converse, sobre todas as coisas, faça-os perceber que vocês, além de laços familiares, são amigos. E que, se houver problemas, podem contar com vocês!
Dê a eles tarefas, corrija quando necessário, exija quando possível. Ensine-os a valorizar aquilo que é resultado de esforço, de cuidado, de zelo.
Defina regras: de convivência, de trabalho, explique diferenças entre certo e errado; ações e consequências;
Aquilo que é responsabilidade do seu filho, ele mesmo deve fazer! Se você o fizer ou responder pelos erros dele, ele entenderá que sempre pode “escapar” das consequências. E isso o tornará um adulto fraco.
Acima de tudo, lembre-se: as pessoas são diferentes, gostam de coisas diferentes, reagem de diferentes formas a diferentes estímulos. Não use termos que comparem pessoas, isso entristece e afasta uns dos outros criando barreiras.
Aline C. Souza Lourenço
Neuropsicopedagoga
19 3011-2120 / 98839-4486
aline@aprendaconosco.com.br